De acordo com anúncio feito pela Deribit, a plataforma perdeu cerca de 28 milhões de dólares em fundos de sua carteira quente no dia primeiro de novembro.
A Deribit é uma empresa especializada em negociação de derivativos e em mercados de opções de criptomoedas e viu no último dia primeiro suas posições em Bitcoin, Ether e USDC comprometidas depois de uma ação criminosa.
Essa notícia vem na sequência do fim de um mês muito difícil para o mercado de criptomoedas, sendo entendido que o mês de outubro foi o pior na história quando analisamos os ataques sofridos por diferentes protocolos de criptomoedas.
Ao longo de outubro mais de 718 milhões de dólares foram roubados de diferentes fundos e exchanges. E isso se refere a, apenas, as duas primeiras semanas do mês, de acordo com dados da Chainalysis.
O que aconteceu com a Deribit?
No dia dois de novembro, a Deribit informou, por meio da sua conta oficial no Twitter, que a sua carteira foi hackeada no dia anterior e mais de 28 milhões de dólares foram roubados. No entanto, a empresa aproveitou para deixar claro que seus clientes não tiveram seus fundos afetados pelo hack.
A plataforma de negociações disse que é um procedimento da empresa manter 99% de todos os fundos dos seus usuários em armazenamento a frio para que seja possível limitar o impacto desse tipo de evento, como esse ocorrido no dia primeiro.
Além dos ativos protegidos pelos seus clientes, os fundos também incluíam fundos que a plataforma Fireblocks e qualquer pessoa que utilizasse os endereços de armazenamento a frio da Deribit.
A bolsa de derivativos também disse, em seu tweet, que pagaria por essas perdas por meio das suas reservas, que foram feitas em diferentes fundos de seguros.
Saiba mais: Nicolai Muchgian, cofundador da MakerDAO, é encontrado morto em praia de Porto Rico
Deribit limita saques e depósitos dos seus clientes
A Deribit interrompeu depósitos e saques em sua plataforma, de forma que fosse possível permitir que a exchange realizasse diferentes verificações de segurança. Isso também incluiu atividades de custodiantes de terceiros, como a Cobo e a Copper Clearloop.
No entanto, a plataforma de negociação não forneceu qualquer horário exato em que continuaria a processar tanto os saques quanto os depósitos dos seus clientes. Assim, a Deribit disse que reabriria suas posições de saques e de depósitos quando estivesse suficientemente confiante de que tudo está devidamente seguro.
A empresa também aproveitou para afirmar que permanece em uma posição financeiramente sólida e que as suas operações em andamento não serão de nenhuma forma afetadas.
Ainda que nada mais tenha sido dito de lá até o momento da redação desta matéria, é sabido que a Deribit tem uma posição bastante sólida no mercado de criptoativos. Assim, é possível que logo as suas operações sejam devidamente retomadas.