Atualizado em 07/06/2022 por Ana Luiza
Sete dias bastaram para que a cripto Helium se tornasse o melhor investimento do mercado, acumulando uma alta de 10,56%, de acordo com dados do mercado do dia 06 de junho, às 21h05.
A Helium foi criada como uma rede de dispositivos ligados por conexões sem fio, que, ainda assim, permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, desde que conectada à Internet, se conecte a outro dispositivo que está em qualquer outro lugar do mundo. Para que isso ocorra, no entanto, é fundamental a utilização do seu token HNT.
Sem utilizar qualquer terceiro enquanto mediador, a rede Helium permite que dispositivos sem fio se conectem em qualquer lugar do mundo de forma segura e bastante econômica, tanto em recursos financeiros quanto em recursos ambientais.
Seu funcionamento prevê a união entre a tecnologia das criptomoedas – a blockchain – com recursos da Internet das Coisas – IoT. Combinando esses dois recursos, a rede é capaz de dar grande utilidade aos criptoativos, de forma que seja possível solucionar toda sorte de problemas reais que as pessoas estejam enfrentando fora do universo criptográfico, embora possibilite, ainda assim, transações financeiras descentralizadas e, ainda, formas de especulação para investimentos.
A Helium foi criada ainda em 2013, como uma empresa, a princípio, focada no processo de criação de uma conexão sem fio que fosse caracterizada como de ponto a ponto, mas que tivesse um longo alcance. Seu principal propósito sempre foi o de facilitar a conexão entre dispositivos que estivessem distantes uns dos outros, sem que, com isso, fosse comprometida a eficiência dessa conexão.
Saiba mais: 5 tokens de jogos para investir: Saiba quais são eles e mantenha-os em sua carteira!
O que é o token HNT, da Helium?
A Helium emite o token HNT como uma forma de permitir que o seu usuário se conecte à Internet sem fio de qualquer lugar do mundo em que esteja – desde que haja suporte para a rede, por óbvio.
Além disso, o token é emitido como uma forma de recompensar os hotspots e, ainda, os stakers, que acabam por prover pontos de acesso espalhados pelo mundo, bem como realizam todos os procedimentos de validação da rede. Esses usuários são aqueles que se dedicam a fazer com que a rede Helium continue funcionando em absoluta segurança para os seus milhões de usuários que se espalham pelo mundo.
Atualmente, o fornecimento máximo do token HNT é de 223 milhões de unidades, o que faz com que o token permaneça tendo um valor atraente de mercado.
A cada dois anos acontece o halving da rede Helium, o que faz com o que o seu processo de mineração se torne mais difícil e, dessa forma, permite que o valor de mercado do token aumente, dada a sua escassez no mercado.
Esse mesmo processo ocorre também com o Bitcoin, a maior e mais antiga criptomoeda em circulação no mercado.