Investidores da Solana Sofrem Prejuízos Após Bot de Telegram ser Hackeado

0
Investidores da Solana Sofrem Prejuízos Após Bot de Telegram ser Hackeado

Atualizado em 02/04/2024 por Ana Luiza

Após uma aparente invasão que resultou no roubo de US$ 523 mil (R$ 2,3 mi) em SOL, o Solareum, um bot de negociação do Telegram para tokens baseados em Solana, anuncia o encerramento de suas atividades. Mais de 300 usuários foram afetados pelo exploit, que drenou suas carteiras digitais.

Incidente e Resposta da Comunidade

O incidente de drenagem de carteiras ocorreu no final da semana passada, deixando os investidores em estado de alerta. Inicialmente, houve suspeitas sobre o bot de negociação BONKbot, também baseado no Telegram, mas a equipe por trás da memecoin BONK negou qualquer falha em sua segurança, indicando que os usuários afetados já haviam exportado suas chaves privadas anteriormente.

Em resposta ao incidente, o Solareum anunciou o encerramento de suas operações, citando falta de financiamento, mudanças no mercado e a recente violação de segurança como razões para essa decisão difícil.

Ausência de Compensação e Reação dos Usuários

Embora a equipe do Solareum tenha mencionado que contatará as autoridades para tentar recuperar os fundos roubados, não houve menção sobre a compensação dos usuários afetados. O canal do Telegram do projeto está inundado de demandas por respostas, com alguns usuários considerando medidas legais caso não haja um plano claro para reparar os danos.

Negativa de Conexão com o Hack

O BONKbot, outro bot de negociação popular na rede Solana, inicialmente foi suspeito de estar envolvido no incidente. No entanto, a equipe do BONKbot negou qualquer ligação e compartilhou dados que indicavam que o Solareum estava no centro do problema.

A equipe explicou que o ataque parece estar relacionado a um “aplicativo específico” para o qual alguns usuários haviam exportado suas chaves privadas, mas não revelou detalhes sobre esse aplicativo. Eles ressaltaram a importância de uma análise cuidadosa e colaborativa para entender a natureza do ataque e evitar acusações infundadas.

Com o encerramento repentino do Solareum e a falta de esclarecimentos sobre a compensação dos usuários afetados, a comunidade de criptomoedas volta a questionar a segurança e a responsabilidade dos serviços digitais no mercado em constante evolução.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui