OKX divulga sua prova de reserva com 36 bilhões de reais em ativos limpos

0
OKX divulga sua prova de reserva com 36 bilhões de reais em ativos limpos

Atualizado em 20/01/2023 por Ana Luiza

A OKX Exchange publicou seu terceiro relatório mensal de Prova de Reservas (PoR), revelando que possui reservas totais de 7,2 bilhões de dólares em Bitcoin, Ethereum e USDT stablecoin, o equivalente a R$ 3.1 bilhões em valores atuais.

O relatório também destacou que esses são os ativos “limpos” da exchange, ou seja, não incluindo seus próprios tokens no balanço da PoR.

Segundo dados da CryptoQuant, uma empresa de análise de blockchain que monitora Prova de Reservas (PoR) em toda a indústria, a OKX afirma ser a “maior reserva de ativos limpos entre as principais exchanges”.

Saiba mais: Polygon prepara o lançamento de um hard fork para reduzir picos de taxas de transações e revela os primeiros detalhes da mudança da rede

Quais são os ativos limpos da OKX?

A OKX explica que as reservas de ativos são consideradas “limpas” quando uma análise de terceiros determina que as reservas não incluem o token nativo da exchange. O relatório de Prova de Reservas (PoR) mostra, portanto, somente criptomoedas “tradicionais” e de alto valor de mercado.

Neste caso, a métrica fornecida pelo CryptoQuant inclui as três maiores criptomoedas do mercado. O relatório também menciona que as reservas da OKX são sobrecolateralizadas, ou seja, a empresa possui mais de 100% de ativos líquidos em relação aos seus passivos.

O relatório aponta que a taxa de reserva de BTC e de ETH da OKX é de 105%, enquanto a de USDT é de 101%.

De acordo com os dados do CryptoQuant, a OKX e a Deribit são as únicas exchanges que possuem 100% de reservas de ativos limpos. No entanto, enquanto a OKX possui uma reserva de 7.2 bilhões de dólares, a Deribit possui uma reserva de 1.4 bilhões de dólares, valor bem menor do que a OKX.

Saiba mais: Bitcoin permanece estável em 21 mil dólares, mas rali em uma criptomeme sugere que haverá uma correção em breve

OKX ainda demonstra outras reservas em caixa

Enquanto isso, outras exchanges possuem taxas abaixo de 100%. A Crypto.com possui 95,51% de reservas “limpas”, seguida pela ByBit com 91,2% e Binance com 87,6%. O percentual restante das reservas corresponde aos tokens das próprias exchanges.

O sistema Prova de Reservas (PoR) se refere a um processo de verificação no qual uma plataforma de negociação de criptomoedas demonstra que possui ativos digitais suficientes para corresponder aos que mantém sob custódia em nome de seus clientes, um para um.

A comunidade cripto exige que as exchanges forneçam provas de suas reservas após o colapso da FTX em novembro passado. Uma maneira de fornecer essas provas é através do uso de um protocolo Prova de Reservas (PoR) que utiliza o sistema de Árvore de Merkle para integrar grandes quantidades de dados em um único hash e verificar a integridade do conjunto de dados.

A OKX foi uma das primeiras exchanges a usar o método de Prova de Reservas (PoR) para comprovar sua estabilidade, pois a exchange divulgou dois relatórios PoR no final de dezembro.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui