Polícia Federal não possui controle sobre quantidade de criptomoedas sob custódia

0
Polícia Federal não possui controle sobre quantidade de criptomoedas sob custódia

Atualizado em 18/03/2024 por Ana Luiza

A Polícia Federal do Brasil, responsável por operações de combate ao crime financeiro, admitiu não ter controle sobre a quantidade de criptomoedas sob sua custódia. Embora tenha identificado 291 tipos de ativos ao longo de suas operações, a instituição não possui informações precisas sobre a quantidade de cada criptomoeda em sua posse, nem os métodos utilizados para custódia e liquidez desses ativos.

Segundo informações obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação pelo Portal do Bitcoin, a PF não conseguiu fornecer dados específicos sobre a quantidade de criptomoedas em seu domínio. Esta falta de transparência levanta questionamentos sobre a gestão desses ativos e os procedimentos adotados para sua guarda e posterior destinação.

A Polícia Federal explicou que as criptomoedas ficam sob sua custódia após operações que resultam em apreensões, sendo posteriormente vendidas conforme ordens judiciais e os valores encaminhados conforme determinação do Judiciário. No entanto, o órgão não detalhou como realiza o controle desses ativos ou os métodos utilizados para sua segurança e gestão.

Ao ser questionada sobre essa lacuna de informações, a PF afirmou que os pedidos de esclarecimento feitos pela Lei de Acesso à Informação devem continuar sendo tratados por essa via, sem fornecer detalhes adicionais sobre a quantidade de criptomoedas sob sua custódia.

Além disso, a instituição declarou que a custódia das criptomoedas é descentralizada, ficando a cargo do presidente do inquérito definir a modalidade de carteira para armazenamento das chaves de acesso e realizar o subsequente pedido de alienação judicial dos ativos apreendidos.

Embora a PF não tenha controle centralizado sobre cada operação de apreensão, é importante ressaltar que os possíveis valores em criptomoedas sob sua custódia podem ser significativos, especialmente diante do aumento das atividades relacionadas a esquemas de pirâmide financeira no país nos últimos anos.

Um exemplo notável é o caso da GAS Consultoria, onde a polícia apreendeu o equivalente a R$ 209 milhões (591 BTC), que estava em posse de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó do Bitcoin”. No entanto, um montante estimado em R$ 400 milhões está em uma carteira digital inacessível às autoridades, pois o proprietário se recusa a fornecer a senha necessária para acessá-la.

É importante que as autoridades brasileiras aprimorem seus procedimentos de gestão e transparência em relação às criptomoedas sob sua custódia, garantindo uma maior prestação de contas e segurança no tratamento desses ativos que têm ganhado relevância no cenário financeiro global.

Leia também

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui