Atualizado em 23/06/2022 por Pedro Moraes
O contribuinte que realizou a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física pode conferir, desde às 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição deste ano. A medida foi efetivada pela Receita Federal. O lote ainda contempla restituições residuais dos anos anteriores.
No geral, cerca de 4.250.448 colaboradores vão receber R$ 6,3 bilhões. A fatia correspondente a R$ 2.697.759.582,31 será paga aos contribuintes com prioridade legal, onde 87.401 são idosos acima de 80 anos.
A sobra do lote será enviado a 2.776.808 pessoas colaboradoras não prioritárias que concederam declarações de exercícios anteriores até o último dia 19 de março.
Dessa maneira, o dinheiro será embolsado em 30 de junho. Até o momento, a consulta pode ser analisada na página da Receita Federal na internet. O acesso se dá por meio do campo “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, no “Consultar Restituição”.
Pelo site, a consulta possibilita a verificação de eventuais pendências que dificultem o pagamento da restituição, sobretudo como inclusão na malha fina. No caso de uma ou mais inconsistências identificadas na declaração, é preciso enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Além disso, a consulta pode ser feita no Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS. Vale lembrar que o prazo de entra da Declaração do IRPF foi prorrogada para o último dia 31 de maio para reduzir os impactos da pandemia do coronavírus.