Receita abre período de consulta para restituição do Imposto de Renda

0
Receita abre período de consulta para restituição do Imposto de Renda
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atualizado em 23/06/2022 por Pedro Moraes

O contribuinte que realizou a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física pode conferir, desde às 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição deste ano. A medida foi efetivada pela Receita Federal. O lote ainda contempla restituições residuais dos anos anteriores.

No geral, cerca de 4.250.448 colaboradores vão receber R$ 6,3 bilhões. A fatia correspondente a R$ 2.697.759.582,31 será paga aos contribuintes com prioridade legal, onde 87.401 são idosos acima de 80 anos.

A sobra do lote será enviado a 2.776.808 pessoas colaboradoras não prioritárias que concederam declarações de exercícios anteriores até o último dia 19 de março.

Dessa maneira, o dinheiro será embolsado em 30 de junho. Até o momento, a consulta pode ser analisada na página da Receita Federal na internet. O acesso se dá por meio do campo “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, no “Consultar Restituição”.

Pelo site, a consulta possibilita a verificação de eventuais pendências que dificultem o pagamento da restituição, sobretudo como inclusão na malha fina. No caso de uma ou mais inconsistências identificadas na declaração, é preciso enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Além disso, a consulta pode ser feita no Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS. Vale lembrar que o prazo de entra da Declaração do IRPF foi prorrogada para o último dia 31 de maio para reduzir os impactos da pandemia do coronavírus.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui