Receita Federal permite consulta ao lote de restituição do IRPF 2022

0
Receita Federal permite consulta ao lote de restituição do IRPF 2022
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atualizado em 24/05/2022 por Pedro Moraes

A Receita Federal possibilita, a partir desta terça-feira (24), a verificação do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O acordo é referente ao ano-base 2021. No geral, cerca de R$ 6,3 bilhões vão ser devolvidos a 3,38 milhões de contribuintes.

No dia 31 de maio, os recursos serão depositados, data limite em que o IR deve ser entregue de forma definitiva. Além disso, o lote também abrange restituições residuais de anos anteriores, isto é, aqueles com pendências, porém com acertos de contas com o leão.

Acima de tudo, o valor será endereçado a contribuintes com prioridade legal. O procedimento segue os dos anos anteriores. Idosos acima de 80 anos correspondem a 226.934, enquanto 2.305.412 são pessoas de 60 a 79 anos.

Outro público atendido é o das pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (149.016), e outras 702.607 são pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em suma, as consultas vão podem ser realizadas por meio do site da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita em tablets e smartphones. Já o pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária comunicada no ato da Declaração de Imposto de Renda.

Acerca das pendências, o contribuinte pode detectar se possui alguma que impeça o pagamento da devolução ao realizar a consulta no site. Para saber se estão na “malha fina”, os contribuintes precisam acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui