Atualizado em 06/05/2022 por Ana Luiza
A Starbucks é a maior rede de cafeterias em todo o mundo e anunciou, no último dia 5, que fará a sua entrada no mercado de criptoativos e de blockchain, lançando uma coleção de NFTs – tokens não-fungíveis. O comunicado feito à imprensa partiu da diretoria da companhia, que se reuniu para fazer a revelação do relatório financeiro da empresa para o segundo trimestre fiscal do ano de 2022.
Apesar do comunicado feito pela rede de cafeterias, ainda não há maiores informações a respeito do que seriam os NFTs que a Starbucks irá lançar ao mercado. No entanto, algumas informações já foram apuradas e há uma citação bastante interessante: adquirir um NFT da cafeteria fará com que o comprador tenha experiências únicas em relação à marca. Além disso, espera-se também pela construção de uma comunidade em volta da marca, bem como um maior engajamento por parte do consumidor em relação às ações da empresa.
Além disso, vale sempre falar que os NFTs são ativos colecionáveis. Dessa forma, espera-se movimentar um mercado que até então nenhuma outra empresa nichada nesse mercado consumidor se aventurou. Assim, a Starbucks vai se lançar também como uma empresa que busca por construir vínculos que ultrapassem a relação de recompensa e ganho, e que passe a se tornar um item a ser realmente colecionável por seus entusiastas.
Outra parte interessante do comunicado diz respeito às iniciativas ambientais que fazem parte do DNA da Starbucks. A fim de permanecer alinhada aos seus ideais de uma produção cada vez mais limpa para o meio ambiente, a empresa se comprometeu a buscar por redes de blockchain com maiores compromissos ambientais, além de completar que dificilmente será utilizada apenas uma blockchain para a cunhagem dos seus NFTs.
Um primeiro passo – ou gole – para dar início a uma revolução na forma de expor a Starbucks no mercado consumidor
Embora a empresa não tenha dado ainda muitos detalhes da forma de lançamento dos NFTs, já sabemos que os temas que a Starbucks irá explorar em seus criptoativos estão intimamente ligados com a expressão artística que está no cerne de desenvolvimento da rede de cafeterias. Para isso acontecer em um plano mais “concreto”, certamente podemos esperar por artistas internacionais focados ou não em criptoativos para decorar os cards de NFTs que a Starbucks colocará no mercado.
A primeira coleção de NFTs da Starbucks, embora ainda não tenha uma data definida, virá a público ainda em 2022 e terá, de acordo com o anúncio feito no dia 5, o café como tema central. Além disso, é possível que cada NFT seja associado a um benefício ou a uma experiência única para o consumidor e que tenha por principal objetivo movimentar o mercado e engajar os seus fiéis consumidores.
Ainda que apresente alta desde 2020, o mercado de NFTs anda enfrentando alguma instabilidade. Dessa forma, vamos esperar e ver o que acontece com a nova coleção de criptoativos que chegará ao mercado em breve.
Saiba mais: Undead Blocks é o primeiro game kill-to-earn do mercado