Em 26 de outubro, ainda de 2022, ocorrerá o lançamento do Santos Funtoken, que é um ativo digital criado pelo Mercado Bitcoin Digital Assetes, que é a unidade dedicada à tokenização de ativos da maior corretora de criptoativos de toda a América Latina.
O funtoken do Santos Futebol Clube será chamado de Token da Vila, e será criado de acordo com as prerrogativas que o tornarão um mecanismo de solidariedade da Fifa.
A ideia é a de que os torcedores e admiradores do Santos possam contribuir com a restruturação financeira do clube e, ainda, investir em produtos criados pelo Santos, tal qual a iniciativa Meninos da Vila, que lançou no esporte nomes como Neymar Jr.
Cada um dos tokens, em sua oferta inicial, custarão 50 reais. O seu lastro será baseado no direito que o clube tem – 5% – em relação ao valor do passe de cada jogador entre 12 e 23 anos, que é o chamado mecanismo de solidariedade da Fifa.
Dessa forma, o Token da Vila receberá capitalização a cada vez que houver transferências de jogadores entre clubes. Embora 5% possa parecer pouco, vale lembrar que essas transações de transferências costumam ser milionárias.
Nessa primeira oferta dos Tokens da Vila, serão emitidos cerca de 600 mil tokens, o que faz com que sejam lançados ao mercado cerca de 30 milhões de reais em criptoativos.
De acordo com Rafael Soares, que é o executivo de marketing do Santos FC, o Clube segue atento às tendências de mercado e por conta disso que surge, agora, com essa ação de emissão dos seus funtokens, passos antes dados por clubes nacionais e internacionais de todo o mundo.
Saiba mais: Criptomoedas para investir ainda em maio: Conheça três iniciativas promissoras!
O que é o Santos Funtoken?
Um funtoken é um ativo digital que tem como fundamento ofertar experiências únicas para quem os possuir em suas carteiras. No caso do Santos funtoken, a ideia é fazer com que seja possível que os torcedores apoiem financeiramente ações do clube, como a Meninos da Vila, por exemplo.
Diferentemente de outros funtokens, que buscam oferecer experiências únicas para os seus investidores, como, por exemplo, escolher a camisa com que o clube irá participar de uma partida, o Santos Funtoken tem uma proposta muito mais focada em seus aspectos comerciais.
Isso porque, conforme falamos, é uma proposta centrada no mecanismo de solidariedade da Fifa, por meio do qual o clube recebe uma porcentagem do valor de passe de um atleta, valor que, no caso do Santos Funtoken, irá lastrear o ativo digital, fazendo com que ele possa valer cada vez mais conforme o tempo.
O Santos Funtoken será lançado ao mercado em outubro, por meio de uma oferta pública de venda. Nessa primeira fase, o valor do token será fixo, de 50 reais cada. Depois, uma vez aberto ao mercado secundário, poderá sofrer variações.
Saiba mais: Do Kwon, o CEO da Terralabs Form, responsável pelo LUNA, pode ter seus bens penhorados