São Paulo Futebol Clube lança um hub de inovação e ingressa no universo das startups

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São Paulo Futebol Clube lança um hub de inovação e ingressa no universo das startups

O São Paulo Futebol Clube criou um hub voltado para a tecnologia blockchain no complexo do Morumbi, em que será instalado o seu Centro de Inovação Aberta. Enquanto estimativa, nos três primeiros anos de operação do hub focado em inovação espera-se arrecadar investimentos de até seis milhões de reais. Essa arrecadação tornará possível que o projeto se expanda sem que haja necessidade de investimento direto por parte do clube de futebol.

Enquanto parceiros para a criação do hub, o São Paulo Futebol Clube já conta com a Deboo e a Sportheca. A Deboo é uma empresa especializada em Web3 e suas ferramentas, enquanto a Sportheca é uma fábrica de startups voltadas para o mercado esportivo, especificamente.

Nesse momento do mercado, quando falamos de inovação envolvendo clubes de futebol no Brasil acabamos por observar, apenas, a adoção de fun tokens e de otimizações em NFTs para ativos que já funcionam de forma ideal no mundo offline.

Diante disso, o foco do São Paulo Futebol Clube está mais relacionado não com a replicação de ideias que já estão no mercado e, sim, com o desenvolvimento de diferentes soluções inovadoras e que sejam inéditas nesse cenário, que possam garantir que o clube tenha também novas fontes de receita e tenha condições de aumentar, por meio da Web3, a competitividade esportiva do clube como um todo.

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Inovação está no centro da história do São Paulo Futebol Clube

Ao longo de toda a sua história, o São Paulo Futebol Clube sempre foi um dos grandes protagonistas do esporte nacional quando se trata de trazer para o campo diferentes inovações tecnológicas, como uma forma de fortalecer a sua cultura, beneficiar atletas e, sobretudo, seus torcedores.

Um dos grandes exemplos disso é o Centro de Treinamento do clube, localizado na Barra Funda, seu Centro de Formação de Atletas e, ainda, seu Núcleo de Reabilitação Esportiva, que lançaram novos parâmetros para o cuidado com atletas, desenvolvimento de carreiras e, sobretudo, fortalecimento da sua base.

Além do seu complexo ser um dos mais completos entre os clubes de futebol brasileiros, o São Paulo Futebol Clube também foi pioneiro no lançamento do programa de sócio-torcedor – que hoje é comum a boa parte dos maiores times.

Enquanto projetos que o hub de inovação do São Paulo Futebol Clube pretende lançar encontramos o primeiro Censo Tricolor, que deve contabilizar qual o número real de torcedores do SPFC em todo o mundo e a criação do projeto Terra dos Campeões, que será determinante para a fixação da memória sobre os feitos dos seus jogadores e, ainda, terá como iniciativa uma gigantesca campanha de reflorestamento.

Essas ideias são bastante interessantes e serão viabilizadas por meio das tecnologias voltadas para a blockchain, alinhando o São Paulo Futebol Clube ao que há de mais moderno quando se trata de registro de dados.

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