SEC processa a NVIDIA por suas políticas de mineração de criptomoedas

0
SEC processa a NVIDIA por suas políticas de mineração de criptomoedas

Atualizado em 10/05/2022 por Ana Luiza

Na última semana a Comissão de Segurança e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) anunciou que a fabricante de hardware, conhecida por suas potentes placas de vídeo, NVIDIA, irá receber uma multa que tange aos 5,5 milhões de dólares por conta das suas políticas de exploração do mercado criptográfico, sobretudo em relação à mineração de criptomoedas.

De acordo com o comunicado, a NVIDIA agiu de forma inadequada ao tentar explicar o aumento das suas receitas no ano de 2018 e de que maneira esse crescimento estava relacionado às criptomoedas e à mineração desses criptoativos.

A SEC afirmou em sua decisão por aplicar a multa milionária à empresa que não houve transparência por parte da NVIDIA ao justificar seu crescimento no ano de 2018, sobretudo porque não houve qualquer informação de que o aumento das suas receitas estava relacionado às vendas de placas de vídeo que, produzidas originalmente para jogos, estavam sendo utilizadas por mineradores de criptomoedas.

Um dos pontos mais críticos do comunicado a respeito da multa diz respeito ao fato de que as criptomoedas são, sabidamente, itens bastante voláteis no mercado financeiro e que o aumento das receitas da NVIDIA estava intimamente ligado à fragilidade desses investimentos.

Com o aumento das suas receitas em 2018, a empresa se tornou, por óbvio, mais encantadora aos olhos do mercado financeiro. No entanto, bastaria o mercado de criptomoedas ser fragilizado de alguma forma para que as suas vendas se tornassem menores, afetando, portanto, a rentabilidade dos investidores.

Essa prática, de acordo com a SEC, faz com que muitos incorram em um erro ao investir na NVIDIA, acreditando ser esse um mercado mais sólido do que realmente é.

Saiba mais: Train of the Century lança versão 1.0: Conheça tudo sobre o novo play-to-earn!

SEC afirma que a área dos games da NVIDIA foi impactada pela comercialização de placas de vídeo para mineração de criptomoedas

Outro ponto do comunicado feito pela SEC em relação à multa que foi aplicada à NVIDIA diz respeito ao fato de que faltou transparência da empresa no processo de divulgação da forma como a venda de placas de vídeo para a mineração de criptomoedas impacta nos investimentos que a produtora de hardwares faz em suas linhas específicas para games.

Dessa forma, por não ser clara nos dados divulgados ao mercado, a empresa também falhou ao explicitar que a razão do seu crescimento nos últimos anos foi impulsionado pela venda de placas de vídeo para mineração, fazendo com que seus investidores fossem levados a crer, por meio dos seus documentos, que o aumento das suas vendas estava ainda relacionado às vendas destinadas para amantes de jogos digitais, apenas.

Assim, a empresa teria privado investidores de informações essenciais para que pudesse ser realizada uma correta avaliação dos negócios da empresa fora do seu ambiente tradicional, que é, de fato, o mercado de jogos digitais, motivo pelo qual a NVIDIA é referência em produção de hardware em todo o mundo.

Saiba mais: Mendigo pegador se torna tema de novo jogo baseado em NFTs e criptomoedas

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui