O que são criptomoedas? Guia completo para que você possa usá-las a seu favor

0
O que são criptomoedas? Guia completo para que você possa usá-las a seu favor

As criptomoedas são quaisquer formas de modas virtuais ou digitais que são criadas como formas de investimentos ou, ainda, para a proteção dos dados de quem as utiliza, uma vez que são utilizadas camadas complexas de criptografia para proteger todas as informações dos seus usuários, bem como todos os dados relacionados à origem e o destino das transferências.

Esse tipo de ativo digital não tem um “banco central” ou mesmo uma “casa da moeda” que regula o seu mercado. Ao invés disso, esse tipo de criptoativo utiliza um sistema descentralizado como forma de registrar transações e, ainda, de emitir novas unidades da moeda em questão.

A criptomoeda mais reconhecida hoje no mercado é o Bitcoin, mas existem milhares de ativos que podem ser utilizados como métodos de pagamento ou mesmo como investimentos.

Para ter acesso à compra de uma criptomoeda o método mais simples está relacionado à abertura de uma conta em uma exchange, que é um tipo de bolsa de valores descentralizada, por meio da qual podemos comprar e vender criptoativos dos mais diversos e, ainda, fazermos investimentos, tal qual seria feito por meio de uma corretora convencional.

Saiba mais: Tony Hawk faz parceria com a The Sanbox para a criação de um skatepark no Metaverso

O que é uma criptomoeda?

A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para verificar as transações. É um sistema ponto a ponto que permite que qualquer pessoa em qualquer lugar envie e receba pagamentos.

Em vez de ser dinheiro físico transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem puramente como entradas digitais em um banco de dados online que descreve transações específicas. Quando você transfere fundos de criptomoeda, as transações são registradas em um livro-razão público, que é chamado de blockchain. A criptomoeda é armazenada em carteiras digitais, que funcionam tal qual uma conta de banco digital, em que não há uma agência em que possamos ir e fazer transações.

A criptomoeda recebeu esse nome porque usa criptografia para verificar as transações. Isso significa que a codificação avançada está envolvida no armazenamento e transmissão de dados de criptomoedas entre carteiras e livros públicos. O objetivo da criptografia é fornecer segurança e proteção a quem a utiliza, seja com o propósito de investir, seja com o propósito de ter compras e vendas de forma mais segura.

A primeira criptomoeda foi o Bitcoin, que foi fundado em 2009 e continua sendo o mais conhecido até hoje. Grande parte do interesse em criptomoedas é negociar para obter lucro, com especuladores às vezes elevando os preços.

Saiba mais: Spider Tanks revela mais detalhes da sua economia em seu novo litepaper

Como esse tipo de ativo digital funciona?

As criptomoedas são executadas em um livro público distribuído chamado blockchain, um registro de todas as transações atualizadas e mantidas pelos detentores de moeda.

As unidades de criptomoeda são criadas por meio de um processo chamado mineração, que envolve o uso do poder do computador para resolver problemas matemáticos complicados que geram moedas. Os usuários também podem comprar as moedas de corretores, armazená-las e gastá-las usando carteiras criptográficas.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui